Logo Site Branco.png

Blog

Acompanhe as notícias e entenda melhor sobre a nossa área de atuação.

Caminhos para uma negociação eficaz

A gestão de um empreendimento educacional envolve diversos investimentos em qualidade do ensino, infraestrutura, recursos tecnológicos, professores e mais uma ampla gama de itens que garantem a prestação de serviços que atenda as necessidades dos alunos e as expectativas das famílias. Mas, tudo isso tem um valor. É o chamado custo operacional.


Assegurar que tudo o que foi ofertado aos pais no momento da matrícula seja entregue e ainda se manter atualizado com as inovações de um mundo em constante evolução requer um sério comprometimento por parte daqueles que contratam os serviços no momento do pagamento das mensalidades. Entretanto, nem sempre isso acontece e aí a direção da escola tem que saber lidar com um sério problema: a inadimplência. As taxas podem variar, mas os danos que causam à saúde financeira da escola são crescentes se a situação não for revertida com bastante brevidade.

g0_593b2e2b5cbe0.jpg


Como negociar com os pais inadimplentes?

 

Sendo detectada a falta de pagamento, a orientação dos especialistas da GASPARETTO ADVOGADOS para uma melhor solução da pendência é que as ligações para os pais inadimplentes aconteçam logo no primeiro mês de atraso. Um contato amigável, no qual se respeite a condição do endividado e a escola demonstre parceria com as famílias, já no início, antes que a dívida se avolume, podendo dessa forma trazer um resultado muito positivo para ambas as partes. Vale nesse caso treinar muito bem o pessoal que irá fazer os contatos com os pais a fim de evitar constrangimentos desnecessários.
 

Se as ligações não surtirem efeito, a etapa seguinte é enviar uma carta amigável de cobrança. Sempre respaldada pelo contrato de prestação de serviços educacionais, assinados por ambas as partes no ato de matrícula, a comunicação deve  advertir os pais de que o cumprimento do compromisso assumido é fundamental para que a instituição tenha as condições necessárias para continuar a oferecer os serviços de qualidade que a família já conhece.


Em outro momento, prosseguindo a inadimplência, o caminho recomendado é procurar a ajuda de um escritório de advocacia especializado em negociações. Estes profissionais têm a expertise necessária para abordar as famílias, respeitando-se as leis de defesa do consumidor. Nestes casos, com a busca de ajuda profissional, o retorno positivo costuma ser obtido em 80% dos casos (conforme experiência da Gasparetto  Advogados).


Com a orientação do advogado, deverá ser feito, o quanto antes,  um termo de acordo, que selará  uma conciliação e o retorno dos valores, minimizando os impactos da inadimplência para a saúde financeira da escola.

 

 

NÃO FAÇA NUNCA

É importante lembrar que não se pode constranger o aluno para cobrar mensalidades atrasadas (Lei n. 9.870), tampouco reter documentos, impedir que o aluno faça provas ou até mesmo que sofra outras penalidades.

 

LEMBRE-SE

A melhor dica para evitar a inadimplência é manter sempre uma comunicação clara e eficaz com os pais, mantê-los informados sobre os investimentos da escola em benfeitorias e reciclagem dos profissionais. Assim, se esforçarão para evitar o atraso no pagamento das mensalidades. 


Negociar é o caminho para ajudar a família em tempos mais difíceis e evitar a inadimplência, que tanto compromete os resultados financeiros da escola e consequentes investimentos em melhorias.