Vocês já devem ter ouvido essa máxima: “o combinado não sai caro”. E ela se aplica perfeitamente em nosso caso com a realização de um trabalho preventivo ainda durante o processo de matrícula. Isto envolve uma boa conversa inicial sobre a situação da família, a documentação necessária para que a escola tenha identificados os contatos do responsável pedagógico e responsável financeiro, as condições que atendam as necessidades da escola e o orçamento da família, bem como o tempo de vigência dos descontos – quando houver-. Neste caso, é fundamental explicar todos os ítens que constam da mensalidade e os valores que são cobrados à parte para atividades extracurriculares. Somente assim os pais terão a real ideia do valor a ser pago mensalmente. Esta previsão é muito importante para evitar a falta de pagamento do valor principal.
A inadimplência é uma questão muito delicada e que pode comprometer a relação escola e famíiia, por isso é importante que todas as tratativas iniciais sejam muito claras, dessa forma tentando se evitar uma situação de falta de pagamento. É recomendável que haja, no contrato de prestação de serviços educacionais uma cláusula sobre a inadimplência, em destaque, na qual fica claro todas as medidas legais que serão tomadas em caso de dívida, como:
- Cobrança interna: para dívidas com até 30 dias de atraso;
- Cobrança externa: com encargos até o fim da rematrícula;
- Cobrança judicial: com honorários e demais despesas após o fim da rematrícula, assim como protesto de títulos, se for o caso, e, finalmente não rematrícula dos inadimplentes.